CNAB

Visão Geral Como Funciona

CNAB é um padrão de arquivos para troca de informações entre bancos e empresas, que contém informações dos lançamentos de contas recebidas por meio de boletos bancários.

A integração do CNAB com um ERP torna a rotina mais rápida e eficiente, pois a empresa envia o arquivo ao banco, que retorna outro arquivo, contendo os dados dos recebimentos para a baixa automática no sistema. Caso também seja integrado com a solução Boleto Folha Avulsa, permite envio para os clientes de boletos em papel ou on-line, conforme convênio com o banco.

O módulo CNAB complementa o VERSATIL ERP, constituindo uma solução para empresas que querem ganhar agilidade, produtividade e economizar tempo e dinheiro em suas rotinas financeiras. Assim, o gestor tem mais controle da inadimplência, por meio de relatórios com valores atualizados (juros e multa) e mais integração, por meio da importação de dados do sisrtema do banco e comunicação com o internet banking.

 

Como Funciona

A empresa emissora dos boletos envia opcionalmente um arquivo remessa utilizando o site do banco, ou emite os próprios boletos e envia ao cliente; os clientes recebem e pagam os boletos. A seguir, a empresa verifica no site do banco a existência de arquivos retorno, que correspondem aos pagamentos dos clientes. Caso haja algum arquivo, a empresa o processa no VERSATIL ERP. Assim, o software faz a baixa dos boletos liquidados automaticamente.

O módulo CNAB complementa o VERSATIL ERP, constituindo uma solução para empresas que querem ganhar agilidade, produtividade e economizar tempo e dinheiro em suas rotinas financeiras. Assim, o gestor tem mais controle da INADIMPLÊNCIA, por meio de relatórios com valores atualizados (juros e multa) e mais INTEGRAÇÃO, por meio da importação de dados de outros sistemas (usando arquivo remessa CNAB 240, 400 ou arquivo CSV) e integração com internet, com boletos disponíveis no site da empresa ou por e-mail, ganha mais agilidade, pois a baixa é automática.