Sandra & Márcio

 

Situação

 

Beleza, bom gosto, sofisticação. Alguns dos elementos que fazem parte do dia a dia da Sandra e Márcio Objetos de Arte, empresa mineira que atua no mercado de decoração e antiguidades há mais de 30 anos. Espaços públicos, residências e empresas contam com o toque e o charme de peças exclusivas que vão desde objetos de artes até tapetes orientais, antiguidades e adornos.

O relacionamento da empresa com a VERSA foi iniciado há quase 10 anos, quando um gerente financeiro apresentou o sistema aos gestores da loja. Inicialmente, a empresa adquiriu a versão 98 do ERP VERSA e em 2007 deu início ao processo de migração para a versão mais atual do sistema, o VIP 10. Nessa época, os grandes desafios que a empresa enfrentava eram o aumento da pressão das exigências fiscais e tributárias em seu setor, dificuldades no gerenciamento de estoque e de suas finanças, falta de visibilidade da empresa como um todo, necessidade de reduzir custos e tornar a gestão mais eficiente.

A solução para a empresa foi, além da aquisição do software ERP, promover a Implantação do sistema, por meio da MIV – Metodologia de Implantação VERSA, com acompanhamento técnico, treinamentos in company, diagnóstico e estabelecimento de processos. A implantação foi um momento de auto-conhecimento para a Sandra & Márcio. A MIV proporcionou análise de processos, desenho de rotinas e fluxos de informação e os gestores puderam ter uma visão gerencial mais ampla, que os capacitou a enxergar a empresa como um todo. Todos os relatórios de vendas, clientes, estoque, financeiro estão sendo processados no sistema com o intuito de oferecer informações gerenciais para a Sandra & Márcio.

 

Resultados

 

Hoje, a empresa está organizada como um todo, a começar pelo gerenciamento do estoque. Trabalhar com peças exclusivas para garantir originalidade aos projetos gerava um grande transtorno no estoque e nas vendas. Muitas vezes, peças com o mesmo nome, origem ou material semelhante, poderiam causar confusão entre um produto e outro. O sistema atualmente evita qualquer confusão com a opção de colocar foto do produto, suas medidas e características e fazer pesquisas, que fornecem a ficha completa da peça, facilitando a visualização para funcionários e clientes.

No cumprimento de exigências fiscais, a dificuldade era apresentar informações aos órgãos fiscalizadores. Os relatórios do VIP ERP dinamizaram essa rotina fazendo com que o cliente ganhe muito mais tempo. Os filtros facilitam a prestação de contas, por meio da elaboraração de listas de produtos que atendem as solicitações do Fisco. Outro desafio vencido pela Sandra & Márcio com auxilio do ERP da VERSA foi o controle de fluxo de caixa. Hoje, por saber antecipadamente quanto tem a receber e a pagar o cliente se programa, reduz custos e tem as finanças sob controle. Na área de restauração, por exemplo, eles sabem quanto gastam com cada material e têm como precificar melhor o produto final e saber da lucratividade de cada serviço prestado.

Agora, com o VIP ERP, a empresa está mais preparada, tem uma ferramenta de gestão poderosa em suas mãos e pode atender melhor as necessidades de seus clientes. A informação certa chega na hora certa a todos que precisam dela. A equipe de vendas tem acesso a todas as informações sobre os produtos, podem ser mais ágeis para atender os clientes, oferecem informações completas, melhoram o atendimento. A aquisição do sistema e a implantação proporcionaram ao cliente conhecer mais o sistema e aproveitar todas as suas funcionalidades e recursos. Se ontem a empresa adquiriu o VIP pelos recursos que oferece, pela facilidade de operação e por sua abrangência, hoje confirma sua escolha pelos benefícios que o sistema tem trazido para seus negócios.